domingo, 11 de março de 2012

SIMULADOR DE CONSUMO DE ENERGIA

Você já parou para pensar em uma fórmula correta de como calcular o consumo de energia de uma casa?

A maioria das Companhias de energia elétrica oferecem planilhas e manuais de como calcular os custo de consumo de seus produtos. Mas a COPEL (Companhia Paranaense de Energia) possui um interessante SIMULADOR DE CONSUMO DE ENERGIA que ajuda aos consumidores a calcular de forma interativa o correto valor do fornecimento de energia de uma residencia.

Trata-se de um aplicativo em Flash totalmente ilustrado e bastante simples de usar.

 Para simular o seu consumo clique em INICIAR
 Comece adicionando os Cômodos necessários. Quando se adiciona um novo Cômodo você tem acesso a uma lista de eletro-eletrônicos correspondente. Clique nos módulos para adicioná-lo. Você também pode incluir módulos que não estão na lista quantas vezes quiser.
 Ao adicionar cada módulo existente nos cômodos, você pode aditar a quantidade, potência em Watts, tempo e período de uso de cada aparelho adaptando os dados sugeridos à realidade de sua residência. Depois confirme para finalizar a adição.
 Continue adicionando outros cômodos e seus aparelhos correspondentes. O Sistema da COPEL já mostra as definições básicas de potencia de cada aparelho. Mas para usar a potencia correta consulte o manual do fabricante. Quanto melhor configurado a simulação mas preciso será o cálculo.
No lado direito aparecerá a totalização de consumo de cada cômodo. O resultado completo do processo aparece no final abaixo. O valor aproximado estipulado no sistema corresponde ao valor cobrado pela COPEL, no caso de outras companhias consulte a tarifa cobrado em KW/h.

O consumo dos eletrodomésticos é calculado na base de potencia em Watts (W) de cada aparelho, multiplicado pelo números de horas em que foi utilizado durante o mês. O resultado obtido é dividido por 1000 tendo-se o consumo em quilowatt-hora (KW/h). O custo mensal de uso de cada aparelho é o resultado da multiplicação do consumo mensal pela tarifa residencial convencional.

Como calcular o consumo e custo da utilização de eletrodomésticos

1) Fórmula para cálculo de consumo em kW/h

CONSUMO MENSAL =    HORAS DE USO MENSAL X POTENCIA
                                                                  1000

2) Fórmula para calculo do custo mensal em R$

CUSTO MENSAL = CONSUMO MENSAL X TARIFA

Ao final da simulação você poderá imprimir o resultado.


---------------------------------------------------------------------------------------------------------
---------------------------------------------------------------------------------------------------------



Postagem: Ronisio Maia

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Velu por comentar!!!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...