sexta-feira, 8 de abril de 2011

AÇÕES INDIVIDUAIS CONTRA O AQUECIMENTO GLOBAL

As mudanças climáticas são reversíveis?

Cada um de nós produz uma média de 43 kg de CO2 por dia.

Em torno de 15 toneladas de CO2 por ano são gerados a partir de nossas atividades individuais diárias como transporte, climatização, consumo de energia e geração de lixo, contribuindo para o aumento do efeito estufa e, conseqüentemente, para as mudanças climáticas que estamos vivendo.

Com o efeito estufa aumentado pela emissão de gases o planeta está cada vez mais quente.

O que podemos fazer?

Algumas mudanças de hábito que podem contribuir para a diminuição da emissão de gases

Reduza a geração de lixo
Compre produtos com menos embalagens ou já reciclados

Separe os recicláveis na fonte
Procure doá-los aos catadores organizados gerando trabalho e renda para milhares de pessoas.
A separação na fonte e a destinação dos jornais, alumínio, plásticos e vidro para a reciclagem diminui em 382 kg a sua emissão de CO2.
Diminua mais um pouco.

Limpe o filtro do ar condicionado
O filtro do ar condicionado quando sujo além de poluir o ar do ambiente contribui para o aumento do consumo de energia. Evite a emissão de 160 kg de CO2 por ano.
Diminua mais um pouco.

Tire da tomada
Mesmo desligados os aparelhos eletrônicos consomem energia. Reduza a emissão de 450 kg de dióxido de carbono e economize R$ 500,00 por ano. 
Diminua mais um pouco.

Use lâmpadas fluorescentes
Substitua 3 lâmpadas mais usadas em sua casa e economize R$1000,00 por ano. Deixe de emitir 160 kg de CO2 por ano.
Diminua mais um pouco.

Otimize o uso da máquina de lavar
Lave de uma vez só, na máquina ou a mão, toda a roupa ou pratos acumulada. Isso economiza energia, água e sabão. Deixe de emitir 45 kg de CO2 por ano.
Diminua mais um pouco.

Use papel reciclado
Use papel reciclado na sua impressora. De preferência aos 100% pós consumo. Evite assim o corte de 2 arvores por ano. Use sempre os 2,25 x 12 meses = 27 kg / ano dois lados do papel. Deixe de emitir 2,25 kg de CO2 por resma.
Diminua mais um pouco.

Tome banhos rápidos
Feche a torneira enquanto lava a louça ou toma banho. 1 minuto de torneira aberta desperdiça 20 litros de água potável. Deixe de emitir 160 kg de CO2 por ano.
Diminua mais um pouco.


Dê carona
Divida o carro com seus colegas de trabalho diariamente. Isso evita a missão de 360 kg. de dióxido de carbono por ano. Transportes coletivos são mais verdes.
Diminua mais um pouco.


Vá de bicicleta
Use os músculos ao invés de combustíveis fósseis. E ainda se exercite. Isso evitaria a emissão de 1080 Kg. de dióxido de carbono por ano.

Plante uma árvore
Árvores sugam o CO2 e fazem sombra. Reduza a emissão de 900 kg de CO2 por ano com o plantio de uma arvore. Diminua mais um pouco. E diminua mais...


Use energia de fontes renováveis
Existem fontes alternativas de energia como o sol, o vento e as ondas. Além de não usarem recursos naturais esgotáveis elas não contribuem para o efeito estufa .

Valorize a produção local
Compre o que foi produzido próximo de você e reduza a quantidade de combustível fóssil necessária para transporte dos seus alimentos. Participe da Rede Ecológica www.redeecologica.org
Consumo Locávoro!

Compre alimentos agroecológicos
Os defensivos usados na agricultura de grande escala poluem os corpos d’água subterrâneos e superficiais e exigem mais energia na sua produção.

Leve sua sacola para as compras
Usando sua sacola de pano ao invés das sacolas plásticas do supermercado você reduz a geração de lixo e deixa de consumir energia e Repensar os hábitos de consumo petróleo gastos na fabricação das sacolas plásticas.

Use copos e canecas reutilizáveis
Evite usar copos descartáveis e deixe de gerar lixo desnecessário e de consumir energia e recursos naturais

Use pilhas recarregáveis
Evite descartar pilhas e baterias consumindo apenas as recarregáveis. Pilhas descartadas são resíduos perigosos e contaminam as águas com 120 pilhas por ano por pessoa que vão para os aterros.

Coleta Seletiva Solidária
Promova a inclusão dos catadores de materiais recicláveis. No Brasil o trabalho de 1 milhão de catadores diminui a emissão de gases contribuintes para o efeito estufa. Visite: www.movimentodoscatadores.org.br

Faça parte de um grupo
É através da participação em fóruns de discussão relativos aos seus temas de interesses que a pressão sobre as instituições se torna possível e as mudanças desejadas acontecem.

Use chapéu
Proteja-se dos raios solares com chapéu e filtro solar. A redução da camada de ozônio promove o aumento dos raios ultravioleta que são responsáveis pelo câncer de pele.

Parabéns!
Com essas pequenas atenções e plantando 10 arvores você passou de 15 toneladas de CO2 emitidas em um ano para menos de 3 ton/ano


-------------------------------------------------------------

A MTC PROJETOS da Tadeu Costa Madeireira támbém está fazendo a sua parte, reciclando os barris de cola e criando coletores recicláveis de lixo.


Postagem: Ronisio Maia

Um comentário:

  1. Oi Ronisio, Adorei o post. Gosto muito da idéia de reciclar pra cuidar do mundo. Tenho uma Marcenaria aqui no Rio de janeiro, e queria descobrir um jeito se utilizar a serragem em artesanatos. Vc tem alguma idéia?
    Outra coisa... adorei as latas de lixo individual. Queria saber como consigo uma de voces! Bjos!

    ResponderExcluir

Velu por comentar!!!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...