quinta-feira, 30 de setembro de 2010

DICAS DE COMO PROJETAR UM HOME CINE

Sala de cinema


O ambiente que vai abrigar o home theater é tão importante quanto os equipamentos que compõem o aparelho. As diferenças conseguidas melhorando o ambiente acústico onde está instalado o home theater são surpreendentes. Problemas de eco, os mais comuns em salas com paredes planas e pouco mobiladas, podem ser resolvidos com supressores acústicos, produtos disponíveis no mercado, mas existem ainda outras alternativas mais econômicas que também se mostram viáveis. É o caso de carpetes, almofadas, tecidos esponjosos etc. que impedem a reflexão do som.

Um profissional especializado pode indicar quais são as melhores soluções, dependendo do projeto. Isolantes térmico e acústico e revestimentos não inflamáveis, por exemplo, acrescentam segurança ao seu cinema, além de evitar problemas com os vizinhos.

A construção de um sistema de cinema particular em um ambiente funcional e decorado requer, além do investimento em equipamentos de qualidade e em mão de obra especializada, alguma liberdade orçamental. Por isso é preciso estar atento aos mínimos detalhes.

O Home Theater


Home Theater, do inglês, cinema em casa. Um “Home Theater” em uma definição básica, consiste num sistema de áudio e video, imagens digitais e analógicas com altíssima qualidade de som que pode ser “Dolby Digital”, “DTS”, THX, "Stéreo - 2 canais" entre outros padrões, que interagem de forma a proporcionar a você a sensação de estar presente na ação que está se desenvolvendo na tela.

O sistema pode ter de 5 a 11 canais, mais o(s) subwoofer(s)( 5.1, 6.1, 7.1...11.2 ).
Conheça os vários modelos da Sony nesse site super interativo



Destaque para apresentação em 3D dos modelos
DAV - DZ250KW - veja em 3D*
DAV - IS10            - veja em 3D*
DAV - IS50            - veja em 3D*
DAV - DZ20          - veja em 3D*
HT - DDW2000     - veja em 3D*
* (é necessário ter JAVA instalado)
----------------------------------------------

Criar o seu próprio cinema requer apenas alguns componentes básicos. Esses aparelhos garantem imagem de alta definição e total envolvimento sonoro.

Equipamentos Básicos

Receiver A/V Dolby Digital / DTS / THX
É o coração do sistema. É ele que processa os sinais “Dolby Digital ,DTS e Pro Logic”, responsáveis pelos efeitos de som. Nele também estão ligados todos os equipamentos de áudio e vídeo. Ele é responsável pela amplificação do som e o envio de sinais para caixas acústicas, televisores, plasmas ou projetores.

DVD - Blu Ray - HD DVD
Os DVD player reproduzem os DVD’s de filmes, shows e documentários
Os DVR (DVD Recorders) são os gravadores de DVDs

TV  ou Projetor
Um Home Theater tem por princípio a utilização de uma TV's acima de 38”. É claro que cada caso deve ser estudado isoladamente, pois o tamanho ideal da TV vai depender da distância a que se se quer assisti-la, assim como do tamanho do seu ambiente.
Como regra geral devemos considerar os seguintes tamanhos de televisão:
- Salas até 12m² - TV de 29” até 34”
- Salas até 24m² - TV de 34” até 40”
- Salas até 36m² - TV de 40” até 70”
- Salas até 60m² - Tela de projeção de 72” até 120”
- Salas acima de 60m² - Telas de projeção de 140'' até 300''
Telas de Projeção / Projetores de Vídeo
Muitos Home Theater tem como opcão a utilização de telas de projeção, São telas com medidas que vão de 72'' até 300'' (polegadas), de alto brilho e alto contraste, fixas ou motorizadas. Também pode ser realizado projeto para projeção em paredes, vidros (ambos os lados), espelhos, retroprojeçao e até em névoa e água. Existem também as telas especiais de projeção Black Diamond II, são telas muito especiais que permitem uma perfeita visualização inclusive em ambientes claros.

2 caixas acústicas frontais, 1 caixa acústica central, 2 caixas acústicas traseiras (surround), 1 subwoofer ativo
As caixas acústicas são um capítulo a parte na história do “Home Theater”. Delas depende o resultado final para um som de boa qualidade.
Se você quer um som apenas para filmes e shows em vídeo, e tem problemas com relação a espaço a melhor opção são as caixas satélites frontais e surround (pequenas) com o subwoofer ativo.
Se você prefere ouvir uma boa música, com um som de boa qualidade e não tem problemas de espaço, recomenda-se as caixas frontais de tres a quatro vias, do tipo “torre” ou "bookshelf".
Pela sua cubagem e concepção são ainda hoje consideradas como as mais adequadas para a melhor qualidade de som.
Finalmente se o seu problema é de qualidade de som e estética - você definitivamente não quer ver as caixas acústicas - a melhor solução são as caixas “in wall”, para embutir na parede, ou ”ceiling mounted,” para serem colocadas no forro do teto, ficando praticamente invisíveis...

------------------------------------------
TECNOLOGIA 3D


Se você procura informações sobre tecnologia 3D, acesse o esse outro site super interativo da SONY
http://poweredbyu.sony.com.br/3d/Default.aspx
e atualize-se.

------------------------------------------
Para o seu Projeto segue um Passo a passo



Elementos a considerar:

Projeto
Se você está projetando ou reformando sua casa o primeiro passo para o seu “Home Theater” é o projeto de som e vídeo.
Com um bom projeto voce pode deixar previsto todo o seu sistema de som e vídeo e a sua distribuição pelo resto da casa, mesmo que não vá comprar o equipamento todo de uma só vez.
Faça sempre um projeto completo. Você nunca sabe se vai querer colocar, por exemplo, um som ambiente na casa inteira ou um telão na sala de estar um dia. Na fase de obras ou reforma é bem mais fácil de deixar previsões de fiação e tubulação e não ter do que se arrepender depois de tudo pronto.

Dimensões
Escolha sempre um ambiente da casa proporcional ao numero de pessoas que você terá regularmente nas suas sessões
Nem sempre a sala íntima é a melhor solução. Nela geralmente cabe apenas a sua família . Não se esqueça que com o seu Home Theater montado, os amigos aparecerão com muito mais freqüência.
Sempre que possível determine um local específico para o seu Home Theater, de preferencia uma sala com mais de 12 m².
A sua sala de estar pode ser uma opção, e você poderá usá-la com muito mais frequüência.
Considere a possibilidade de deixar os equipamentos em outra sala, e apenas a TV (ou telão) e as caixas embutidos na sala de estar.
Existem equipamentos especiais como o “multiroom remote” que possibilitam o controle total do equipamento de um outro ambiente.

Acústica
A acústica é fundamental para um bom resultado do seu equipamento de som.
Sem um tratamento acústico adequado você poderá transformar o seu prazer de ouvir um bom som numa experiência desagradável, não importando a qualidade deste equipamento.
Se você mora em apartamento, ou sua sala fica muito próxima a outros ambientes é recomendável um isolamento acústico para que o volume interno de som não interfira fora da sala e vice-versa.
Dicas:
1) Evite salas muito quadradas e que o pé direito seja muito alto, digamos, que tenha mais de 4 m de altura.
2) Evite superfícies reflexivas como: pisos de mármore, vidros, espelhos e pintura acrílica nas paredes e no teto.
3) Sempre que possível utilize elementos que favoreçam a acústica como: piso de madeira ou carpete, tapetes, tecidos e cortinas.
4) A mobília também ajuda na qualidade da acústica do ambiente.

Iluminação
Natural ou artificial, a iluminação é decisiva na qualidade de uma boa imagem.
A intensidade , assim como a direção da fonte de luz são fundamentais para que você não tenha maiores problemas.
A ausência total de iluminação também não é recomendada para o seu “Home Theater”
Um ambiente totalmente escuro pode ser utilizado num cinema, mas no dia a dia e pode ser menos agradavel.
Evite uma iluminação frontal (como uma janela aberta, ou um spot de luz) direcionado no mesmo sentido da imagem que você está assistindo.
A luminosidade traseira também pode provocar reflexos na tela, que desviam a atenção da imagem.
Dicas
1) Recomenda-se a utilização de “dimmers” para que se possa regular a intensidade de luz do ambiente.
2) Cortinas tipo “black-out” são recomendadas para o uso diurno do seu “Home Theater”, principalmente para telões e projetores.
3) Sempre que possível procure uma iluminação indireta, de baixo para cima, à meia altura. Arandelas são recomendáveis na maioria dos casos.

Conforto
Você vai ficar muito tempo no seu “Home Theater”, pois alguns filmes e shows, até mesmo programas normais tem uma longa duração.
Nada pior do que ter que interromper o filme para “dar uma esticada na coluna” ou ter que ficar procurando a melhor posição no sofá.
Dicas:
1) Evite sofás ou poltronas desconfortáveis...
2) Coloque-os, sempre que possível, de frente, e não de lado para a televisão e o som.
3) Poltronas individuais são as mais indicadas para um “Home Theater”, pois evitam a disputa “ombro a ombro”, e facilitam o apoio dos braços.
4) Coloque um “puff” ou banquetas de descanso para os pés, na frente dos assentos.

Móveis para áudio e vídeo
Ao projetar um móvel para som e vídeo devem ser considerados os seguintes aspectos:

Dimensão dos equipamentos
1) Evite as dimensões de catálogos. Nem sempre estão corretos, nem mostram detalhes de acabamento.
2) Compre os equipamentos antes de fabricar o móvel. Aquele modelo de televisão que você escolheu pode ter saído de linha e a nova não caber mais no espaço do seu móvel.

Distribuição dos equipamentos
1) Centralize a televisão no móvel e coloque-a a uma altura que coincida com o centro da visão do espectador.
2) Coloque os equipamentos o mais próximos possível, mas evite colocar uns sobre os outros. Não os coloque nem muito baixos, nem muito altos para não dificultar seu manuseio.

Ventilação
1) Equipamentos de som esquentam enquanto ligados Evite colocá-los em compartimentos fechados e respeite suas grelhas de ventilação.
2) Deixe ventilação nas laterais e no fundo da televisão.
3) Caixas acústicas não têm problemas de ventilação.

Espaço para a fiação.
1) Para evitar que a fiação apareça, deixe um fundo falso de pelo menos 5 cm atrás do móvel.
2) Furações verticais entre as prateleiras deixam os fios à mostra. Eles devem ser passados por dentro do fundo falso.
3) Caso o móvel nâo possua fundo, os fios deverão passar por tubulações e as caixas de passagem distribuídas no ponto certo atrás dos equipamentos.
4) O subwoofer e as caixas tipo "torre" deverão ficar, preferencialmente, fora do móvel para não causar vibrações aos equipamentos, ou mesmo vibrar a estrutura do móvel.

Como contratar um projeto


Saber contratar o projetista ou instalador é o primeiro passo para ter um bom home theater. Geralmente, essas duas funções (projetar e instalar) estão unidas numa única pessoa ou empresa, que pode até ter uma equipe de apoio. Mas, seja como for, a relação desse profissional com o cliente irá determinar, em grande parte, a qualidade final do trabalho.
 
Acesse essas dicas para contratar um bom profissional projetista e instalador.
 
 
Quanto a conectividade dos cabos de quaisquer aparelhos de som e vídeo, consulte o GUIA DE CONECTIVIDADE PHILIPS (serve para todas as marcas)
 
 
 
-------------------------------------------------------------------------------------------------------
 

Postagem: Ronisio Maia

Um comentário:

Velu por comentar!!!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...