sexta-feira, 28 de setembro de 2012

SKETCHUP VS PROMOB - MODULAÇÃO

Continuando... O quesito agora é MODULAÇÃO.


Quando se trata de MODULAÇÃO não temos o que discutir: o nome é PROMOB.

O PROMOB traz em sua biblioteca de módulos, aproximadamente 12.400 itens super interativos e bem organizados. Toda a modulação foi desenhada respeitando os padrões de arquitetura e engenharia da industria moveleira, tornando possível criar móveis e fazer orçamentos "quase" precisos de balcões, armários e ferragens. Para chegar a isso cada módulo é composto de vários componentes, cada um com propriedades específicas. Assim cada modulo recebe características exclusivas para suas determinadas finalidades.

Mas não devemos considerar só isso. O que torna a modulação do PROMOB ainda mais interessante são os módulos exclusivos dos parceiros, que disponibilizaram suas linhas de produtos, oferecendo aos usuários modelos originais em escala reais para o projeto. Assim você tem acesso as principais marcas de produtos como BRASTEMP, ELECTROLUX, BOSCH, TRAMONTINA, SUGGAR, REVAL, HETTICH, PUNTO MOBILI, ZEN, entre outros.


E além disso, a função agregados dos módulos (que são módulos e sub-módulos) enriquecem e torna fácil e prático a elaboração que qualquer projeto de móveis com o PROMOB. Basta ir selecionando os itens numa lista pré-definida para o sistema inserir as prateleiras, divisórias, gavetas, etc. na parte interna do módulo.

Quanto ao SKETCHUP, não existe um sistema de modulação específico, isso porque, na verdade, não é esse o objetivo do software. Mas existe internamente os componentes, que são módulos estruturais e decorativos que ajudam na composição dos projetos. Esses módulos são, na verdade, conjuntos de geometrias que podem ser desagrupados e modelados de acordo com a necessidade de cada usuário.


Agora um fator positivo do SKETCHUP. Por ser domínio da Google, a modulação no SKETCHUP acontece online, através do site ARMAZÉM 3D, onde os usuários pode salvar suas criações e disponibilizá-las no mundo virtual. Sendo assim, não existe limite quando se trata de localizar, baixar e inserir qualquer peça em um projeto, tornando assim a biblioteca quase infinita.


Todos os módulos dessa biblioteca online não possuem restrição quanto a edição. Ou seja, não existe módulos bloqueados no SKETCHUP. Todos eles podem ser importados e exportados sem problemas. Isso é diferente no PROMOB, onde as peças decorativas possuem bloqueio de exportação e edição em outros softwares.

Na versão 8 do SKETCHUP foi aprimorado o recurso de componentes dinâmicos, onde é possível, com um pouco de programação, criar módulos com propriedades interativas e adicionar atributos inteligentes, relações e comportamentos a qualquer componente. (muitas vezes melhor do que o PROMOB) como abertura de portas e janelas, seleção de cores, arranjos automáticos, funções de escala, etc.,

Até aí, tudo bem, o problema é que a criação de todos esses recursos são feitas pelos próprios usuários, e muitas vezes sem critérios de padrões de arquitetura, engenharia e design (sem querer desmerecer o criatividade de cada um, é claro!!!), e com escalas desproporcionais em cada região no mundo, tornando a biblioteca bonita, mas não muito confiável.

Com a versão 2012, o PROMOB abriu as portas para se trabalhar com o SKETCHUP, exportando e importando arquivos entre si. Assim, podemos trazer qualquer peça do Armazém 3D da Google e inseri-la no PROMOB.


-----------------

NOSSA AVALIAÇÃO

O PROMOB é um dos programas mais completos em modulação e decoração que existe no mercado de design de interiores. Para entender o que faz ele levar esse título devemos considerar para que exatamente o PROMOB foi desenvolvido. Na verdade, se pensou em um software para atender o setor moveleiro, (marcenaria e lojas de móveis), então se aperfeiçoou um sistema de modulação com interatividade e agregado poderosos, capaz de adaptar com agilidade, as melhores ferramentas de apresentação, animação e orçamento do mercado.
O SKETCHUP, por sua vez, depende totalmente da plataforma de módulos online, e dos recursos  criativos de cada usuário. O software oferece ótimos recursos de iteratividade para os componentes, mas exige programação (o que toma muito o tempo de quem está projetando). E no mundo da arquitetura e design (assim como para qualquer outro): Tempo é dinheiro.

-----------------

Próximo quesito: APLICAÇÃO DE MATERIAIS


Postagem: Ronisio Maia

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Velu por comentar!!!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...