sexta-feira, 1 de junho de 2012

CRIATIVIDADE PROMOB - TUBOS DE AÇO

Trabalhar com metais no promob parece simples. A maioria acredita que basta aplicar a textura na peça e pronto. Na verdade é isso mesmo! Difícil é criar peças curvas e cilíndricas no software. Mas nada passa de um pouco de criatividade e prática.
No nosso caso abaixo, necessitamos de uma escada em aço para a nossa beliche. Como não existe essa peça pronta no Promob 2011, (na versão 2012 PLUS atualizada temos uma na categoria REVAL)  então vamos criá-la usando a ferramenta Geometria.


Comece criando uma Construir Geometria Retangular no plano lateral da cama. Vamos usá-la como base para a criação das outras peças.


Lembre-se de deixar espaços sobrando na parte superior e inferior das laterias da beliche. No nosso caso inserimos as medidas de 500 de largura, 150 de altura e 1000 de profundidade.


Selecione agora a ferramenta Construir Geometria (Livre). No painel propriedades defina 50 de altura, 50 de offset e marque a opção "Utilizar valores como padrão". Usando a ferramenta devidamente configurada crie uma peça de geometria usando o plano lateral da geometria anterior. Faça de acordo com a imagem acima.


Usando a ferramenta  Aparar Geometria, defina nas propriedade o valor 50 para Arcos com raio e apare as bordas interna da pela de acordo com a imagem acima.


Ainda usando a ferramenta Aparar Geometria, defina o valor de 100 para Arcos com Raio e apare as arestas externas da peça.


Desagregue as peças uma da outra e delete a Geometria retangular.


Usando agora a ferramenta Construir Geometria Circular vamos criar as barras da escada.


Construa as barras circulares no plano do lado de dentro da peça, definindo suas propriedade para 20 de raio e 450 de altura.


Feita a primeira peça duplique quatro vezes, criando as quatro barras da escada.


Agora o bom. Vamos criar a nossa peça cilíndrica curva. Selecione a geometria e com o botão direito do mouse clique em Editar Geometria. No editor clique na aba Editor de Perfil.


Selecione o Perfil 01 na lista de perfis salvos, clique no botão Alinhe a Esquerda para definir a extrusão do perfil para dentro da peça e aplique essa transformação para os lados principais da peça. (Veja a figura abaixo)


A peça deve ficar como na imagem abaixo. Aplique o material Cromado (Metais/Lisos) na peça principal de apoio e nas barras.


Duplique a peça principal e ajuste sua distancia para 500 da outra peça.


Renderize e veja os resultados.


Use seu talento e criatividade e crie formas distintas para seus projetos.


Postagem: Ronisio Maia

2 comentários:

  1. Ei Pessoal, muito bom esse trabalho de vocês, eu me achava o cara em Promob, já trabalhei com o Promob 4i, Promob Italinea, Promob Plus, alguns Promobs raqueados os quais não recomendo a ninguém, e agora tenho um Promob Arch original. Mas depois destas dicas de vocês percebi que tem um montão de ferramentas que eu nem imaginava pra que elas serviam. Muito obrigado e parabéns pelas dicas, principalmente as de telhados que me davam um trabalhão. Valeu.

    ResponderExcluir

Velu por comentar!!!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...