terça-feira, 21 de agosto de 2012

SKETCHUP VS PROMOB - MODELAGEM GEOMÉTRICA

Quando se trata de criar e editar Geometrias SKETCHUP e PROMOB são realmente os melhores...

Porém quando se trata de formas geométricas o SKETCHUP é na verdade um perfeito modelador. Capaz de criar geometrias complexas com faces planas e curvas em alta definição e precisão.


No PROMOB, as ferramentas de geometrias oferecidas pelo software são precisas, trazendo editores exclusivos de formas e perfis capaz de criar e transformar qualquer geometria 3D em peças originais do projeto.



A diferença está exatamente na modelagem 3D em relação aos recursos oferecidos por cada software.
É muito mais fácil desenhar geometrias no PROMOB do que no SKETCHUP. Isso porque as formas  geométricas disponíveis (Retangular, Circular, Linear e Poligonal) já vem com a extrusão aplicada (que é a altura da forma).


No SKETCHUP as formas geométricas disponíveis (Retângulo, Círculos, Arcos, Polígonos) são desenhadas em linhas formando áreas fechadas e depois é  que se deve aplicar a extrusão com a ferramenta Push/Pull (Puxar/Empurrar) que é simples e fácil também.


Mas depois de desenhadas, o PROMOB só me permite redesenhar as forma na edição de vértices e em seu perfil, limitando assim o potencial 3D de extrusão da forma em condições básicas de planta baixa e vista frontal. Ou seja, não é possível redesenhar formas usando cada face da geometria criada.


No SKETCHUP isso é possível. Pode-se usar o plano de cada face como base de desenho para criar formas complexas, e assim tornar o potencial de formas quase ilimitado. Isso porque o SKETCHUP trabalha com desenhos de linhas e faces, enquanto o PROMOB só trabalha com peças 3D prontas, não permitindo criar ou editar linhas e faces de objetos. Simplesmente essas edições não existem no PROMOB.


Se a modelagem exige somente a extrusão de faces então o SKETCHUP ganha com certeza. Mas quando se trata de aplicar perfis de formas completas nas laterais da geometria a ferramenta Editor de Perfil do PROMOB é mais fácil de se usar.


No SKETCHUP só é possível criar perfis com rapidez usando a ferramenta Follow me (Siga-me), que exige certo domínio e conhecimento da ferramenta para se ter um bom aproveitamento.


Outra vantagem do SKETCHUP sobre o PROMOB é fazer combinação, intersecção, união, recorte adição e subtração de partes de peças geométricas para gerar novas peças distintas.


A propriedade de furo do PROMOB unida a configuração de perfis podem gerar, por sua vez, formas ocas perfiladas, porém esse recurso é limitado á forma da geometria e como o PROMOB não trabalha com faces não é possível realizar determinadas situações.


E para finalizar o SKETCHUP possui uma das melhores ferramentas de edição de malhas geométricas do mundo CAD, transformando o software em um poderoso modelador de terrenos e formas orgânicas. Com a ferramenta Caixa de Areia é possível criar projetos de terraplanagem em áreas geológicas inclinadas, desenhar faces complexas como a pele de uma pessoa, objetos com superfícies esculpidas, etc. 


O fato é que o PROMOB não foi programado para isso. Como ele está voltado para a Projetos de Interiores, não se imaginou no software essas situações relacionados a terrenos e formas esculturais.

------------------------------------------------

NOSSA AVALIAÇÃO

Desculpe-nos os usuários do PROMOB, mas geometria é SKETCHUP. Sem querer desmerecer as ferramentas de geometria e os poderosos editores, o PROMOB perde nesse quesito. Mas para se entender essa vitória do SKETCHUP, é necessário entender para que cada programa foi desenvolvido. O SKETCHUP é um modelador geométrico, o PROMOB é um editor de blocos. Por isso não se pode exigir as mesmas ferramentas. O fato de se trabalhar com linhas e faces torna o SKETCHUP melhor de criar formas geométricas complexas, porém, quase tudo que é feito no SKETCHUP pode ser feito no PROMOB, usando, é claro, um pouco mais de técnica e criatividade.

------------------------------------------------


PRÓXIMO QUESITO: MODULAÇÃO

AGUARDEM!!!


Postagem: Ronisio Maia. 


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Velu por comentar!!!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...