quinta-feira, 12 de julho de 2012

SKETCHUP VS PROMOB - VISUALIZAÇÃO E MOVIMENTAÇÃO

OK, continuando as nossa análise sobre qual é o melhor, PROMOB ou SKETCHUP, vamos ver como se saem os dois softwares no quesito VISUALIZAÇÃO E MOVIMENTAÇÃO.


Pra começar, no quesito VISUALIZAÇÃO DO AMBIENTE o SKETCHUP "dá um banho" nos outros softwares oferecendo o recurso STYLE (Estilos). A versão 8 do SKETCHUP traz dezenas de estilos pre-definidos e personalizáveis onde é possível mudar padrões de linhas, cores, fundo, efeito de desenhos a lápis e até criar o seu próprio estilo de linha usando o programa STYLE BUILDER.


O PROMOB traz apenas nove Modos de Preenchimentos básicos dos programas CAD, destacando apenas o modo apresentação onde se percebe uma pre-renderização do ambiente sendo possível ajustar efeitos de sobras, reflexo e iluminação. Porém, o efeito ainda fica muito a desejar e consome muito do processador e memória do computador.


No quesito MOVIMENTAÇÃO DO AMBIENTE, PROMOB e SKETCHUP pareiam em vários aspectos. Na verdade existe um padrão de controle de movimentação 3D entre os software, e parece que todos se assemelham. O princípio se resume no uso das funções PAN (arrastar), ZOOM (Aproximar ou distanciar) ROTATE (Rotacionar) e ORBIT (Orbitar). A diferença dos softwares sobre isso é o acesso rápido a essas funções utilizando o mouse ou o teclado. Os dois programas, na verdade, sobressaem na frente da maioria dos programas CAD, como o AUTOCAD por exemplo, apesar da Autodesk ter aprimorado o recurso movimentação com o VIEW CUBE e OBJECT WHELL.


Para movimentar o ambiente de trabalho e posicionar a câmera na posição desejada, o usuário do PROMOB basta apenas usar uma combinação de cliques no mouse para combinar as funções, dispensando assim o uso de teclas de atalhos.

Já o SKETCHUP usa o mesmo princípio de movimentação mas ainda é preciso usar os atalhos do teclado para trocar as ferramentas.


Quando se trata de selecionar os objetos o SKETCHUP oferece mais opções, pelo fato de trabalhar com linhas, regiões e faces de objetos. Basta clicar duas ou três vezes para ter acesso as entidades de subgrupos e componentes.


O princípio do clique com o botão esquerdo do mouse e o duplo clique para selecionar peças dos módulos também funciona no PROMOB, porém não passa disso. Para mover objetos é muito fácil, basta clicar, segurar, arrastar e soltar. Para mudar objetos do plano ou rotacionar é preciso apenas com o uso do mouse com a combinação das teclas SHIFT e CTRL.


A precisão de movimentos no PROMOB acontece através da função incremento e é possível facilmente mover qualquer objeto selecionado através do teclado usando as setas e as teclas Page Up e Page Down. E ainda possível ter mais controles de movimentação através do painel movimentação na barra de propriedades e da Janela Reposicionar.


No SKETCHUP as setas do teclado também ajuda um pouco, mas só com muita prática se domina a movimentação. Para rotacionar um objeto a ferramenta de rotação do SKETCHUP é complexa e precisa até demais. O transferidor rotaciona os objetos em relação a outros pontos no projeto e as teclas de atalhos CTRL e SHIFT incrementam outras funções.


Agora o que o SKETCHUP manda mesmo são as conhecidas "inferências". Para quem ainda não conhece, trata-se das atrações de precisão das guias através de qualquer ponto, linha ou face de objetos em relação a outro. As inferências revolucionaram a precisão do desenho 3D e fez do SKETCHUP o pioneiro dessa ferramenta, trazendo facilidade, agilidade e domínio das técnicas de desenho geométrico em CAD.


O PROMOB peca por não possuir as funções de inferência quando ao desenho de geometrias no ambiente 3D. Até o Editor de geometria 2D oferecido pelo software não possui um atração de pontos segura como o COREL e o AUTOCAD, por exemplo. Para gerar projetos com precisão milimétrica no PROMOB o usuário deve se concentrar totalmente nas informações de medidas, desperdiçando assim um precioso tempo na elaboração do projeto.

NOSSA AVALIAÇÃO

O PROMOB é melhor quando se trata de movimentação do ambiente superando o SKETCHUP quanto ao controle total de movimentação da câmera e peças. Para um iniciante, selecionar, mover e rotacionar os objetos muitas vezes é um verdadeiro sacrifício no SKETCHUP. Nisso o PROMOB sai na frente com certeza e traz ferramentas de sobra para movimentar objetos para qualquer local do projeto.
Contudo, a seleção de objetos e entidades nos dois softwares poderiam ser incrementadas com informações suspensas através de um painel próximo ao clique (como nos programas do Office). Isso facilitaria muito a entrada de informações agilizando o processo criativo.
As funções de "inferência" já existe na maioria dos programas CAD, só não chegou no PROMOB ainda. Essas benditas "inferências" e os Estilos garantem a nota máxima do SKETCHUP sobre o PROMOB nesse quesito. A Promob Solutions vai ter que trabalhar mais...

***

Vamos esperar agora o próximo quesito: MODELAGEM GEOMÉTRICA

AGUARDEM!!!

Postagem: Ronisio Maia

2 comentários:

  1. Gostaria de saber como fazer orçamento no promob

    ResponderExcluir
  2. Estou adorando suas informações, pois tenho o sketchup, mas fiquei fascinada com a renderização do promob.Poderias falar sobre isso?

    ResponderExcluir

Velu por comentar!!!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...